-
Arquitetos: COBE
- Área: 21415 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj – COAST
-
Fabricantes: Steffen Sten
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com mais de 20.000 m², a Karen Blixens Plads é uma das maiores praças públicas de Copenhague. Situada entre a Universidade de Copenhague e os edifícios da Biblioteca Real Dinamarquesa no Campus Sul da universidade, o espaço urbano aberto e acolhedor é um projeto arquitetônico inovador, espetacular e multifuncional que acomoda e promove o transporte verde, a adaptação às mudanças climáticas e a biodiversidade. O projeto recebeu uma doação generosa da fundação privada A.P Møller Fonden.
Inovador estacionamento para bicicletas. A praça pública e a praça da universidade são projetadas como um tapete que cobre um terreno ondulado de pequenas colinas e divide o grande espaço em zonas menores, com espaço para atividades tanto nas colinas (cúpulas) quanto dentro delas. As três colinas de bicicletas foram criadas como conchas de concreto revestidas de azulejos assentados à mão em cores que ecoavam o exterior dos prédios da universidade. Além de servir como um ponto de encontro ativo para estudantes, funcionários e moradores, a praça também contém um grande espaço para estacionamento de bicicletas para usuários da universidade, com 16.000 estudantes e 2.000 funcionários. O projeto inovador e singular tem espaço para 2.000 bicicletas.
Colaboração interdisciplinar. Em colaboração com a CN3, os engenheiros da COBE e EKJ calcularam e criaram projeções em 3D das construções das cúpulas de concreto. A solução é baseada em uma construção da casca como a estrutura autoportante. Esteticamente, o desenho fornece um grande espaço arejado sob as cúpulas.No entanto, embora uma construção de concha normalmente não tenha orifícios, essas cúpulas têm grandes aberturas, o que constituiu um desafio significativo e exigiu análises estatísticas adicionais.
Perfil verde. Em uma transição suave, a Karen Blixens Plads reúne a necessidade de espaços urbanos da universidade com a paisagem aberta do vizinho Amager Fælled (Amager Commons). O lado norte da praça, onde estão localizadas as três principais entradas da universidade, é um espaço aberto e multi-uso. Ao sul, espaços verdes em relevos ondulados conectam o campus ao Commons. Além de trazer a natureza para o campus, a paisagem também contribui para a adaptação às mudanças climáticas por sua capacidade de lidar com as águas pluviais. Reduzir a velocidade da água da chuva nas depressões na paisagem utiliza os valores recreativos da água e cria pequenos biótopos úmidos que apoiam a biodiversidade, permitem a evaporação da água da chuva e complementam o canal em caso de precipitação extrema, contribuindo para a adaptação às mudanças climáticas. O projeto utiliza materiais simples, resistentes e duráveis, assim como a iluminação e o mobiliário são reduzidos ao mínimo necessário, com elementos simples para garantir um espaço urbano sustentável. Todos os elementos selecionados são de baixa manutenção e contribuem para o perfil verde da praça.
Auditório ao ar livre. Um elemento central é um auditório ao ar livre com capacidade para até 1.000 pessoas nas colinas artificiais, as quais oferecem espaço adicional para shows ou outros grandes eventos públicos.